CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

30 de abril de 2011

Motivos, razões e afins...

Bem, acho que é interessante comentar algumas questões "de peso" aqui. Primeira: muitas pessoas talvez digam que, dado o meu peso e tal, o meu caso não é recomendado para a cirurgia bariátrica. Bom, meu IMC atualmente gira em torno de 35, 36. Eu sei que há pessoas mais obesas que eu. Por que então optar pela cirurgia? O fato é que tenho engordado sem parar nos últimos dois anos. Passei dos 69 para os 89 em um ano e meio. Se continuar desse jeito, onde vou parar? Será que preciso atingir a obsesidade mórbida (IMC: 40 ou +) para só então tomar uma resolução? Sei que as pessoas em geral acham que a cirurgia é a opção mais fácil, mas tenho lido muito e sei que não é. Muito pelo contrário: é uma decisão radical, extremada mesmo. Há que se ter muito esclarecimento e vontade de mudar para se passar por ela. E vontade de mudar eu tenho!

Tem coisas que só quem é gordo(a) já vivenciou e pode compreender. Uma vez, por exemplo, no dia do meu casamento, coloquei o vestido e fui pra igreja, casei (e, acreditem, eu estava me sentindo meio patética naquele vestido, embora ele fosse clássico e discreto- vai ver que por isso me deu uma crise de riso no meio da cerimônia...). Após o casório, cheguei em casa e mudei de roupa, coloquei uma calça jeans e blusa (não teve festa). Surgi na sala e uma chata tia do meu marido disse então, pra todo mundo ouvir: "Nossa! Mas tá bem melhor agora!" Aff.. tem gente que é mesmo sem noção! Mas essa é apenas uma das cenas que a gente vive, e um dos muitos absurdos que ouvimos quando estamos fora do "padrão" (odeio essa palavra). Fora que há sempre aqueles comentários chatos: "Então, tá fazendo regime?", "Nossa, você vai comer tudo isso?", "Ah, não deixa ela entrar na piscina senão a água vai acabar..." e por aí adiante... Dói, viu? A gente faz de conta que não liga, leva na esportiva, mas por dentro... isso detona com a nossa auto-estima.

Tudo isso, aliado aos problemas que a obesidade acarreta (diabetes, pressão alta, desânimo, depressão), fez com que eu começasse a pensar em tomar uma atitude mais drástica. Os últimos dias então, têm sido sinistros: já não quero sair de casa, tem dia que não quero nem sair da cama! É difícil ter que ir trabalhar e saber que vou encontrar um monte de gente, porque eu simplesmente não quero ver gente! É a roupa que não serve, é a aparência desconfortável no espelho, é um sentimento de impotência e desânimo total da vida. Isso lá é normal? Enfim, tenho certeza de que não sou a única a passar por isso, nem a ter dúvidas quanto à decisão de fazer a cirurgia...

Por enquanto, vou pesquisando sobre o assunto e tentando viver um dia de cada vez.

Um comentário:

Leca disse...

Oiii! Tô começando a ler o teu bloguinho, q por sinal ja lá na listinha dos que eu sigo!!!
Então, lendo esse post me vi nas mesmas situações. É uma frustração crescente q toma conta e é bem assim mesmo, não da vontade de sair da cama nem de ver ninguem. Eu ja to na fase do não querer sair faz tempo. Minha esposa adora sair pra dançar, mas e quem disse que eu quero? E quem disse que eu consigo?
Chega guria, isso não é vida e a gente merece muito mais.
Deixa o povo falar e vamos rumo a bariatrica!!!! Bjss.